Nesta terça-feira (27), é comemorado o dia do Psicólogo e, pensando na data a profissional Gabriela Fonzar, em entrevista para o 018News, explicou quais os cuidados que os pacientes devem ter para possuir um mental saudável.
Gabriela mora em Andradina (SP) e terminou a graduação em agosto de 2013, contudo, logo em seguida, foi contratada pela empresa onde estagiava, mas após 8 meses fez um concurso da prefeitura em Água Boa, no estado do Mato Grosso, para atuar no CREAS municipal
Entretanto, segundo ela, lá pode ter a primeira realização enquanto profissional, pois houve o contato direto com as diferentes histórias de vida das famílias. “Me trouxe para a realidade de poder ser psicóloga.”
A experiência durou dois anos e Gabriela, atualmente, exerce a profissão em uma clínica de Valparaíso (SP), local onde descobre diariamente a paixão por histórias e pessoas. Além disso há pouco mais de 1 ano, aceitou o convite para atuar também como consultora e palestrante de desenvolvimento emocional, com o objetivo de ajudar as pessoas a olharem-se, descobrirem-se e permitirem-se ser quem são.
Mental Saudável
Para obter uma saúde mental mais saudável, Gabriela disse que os pacientes devem ter o autoconhecimento, saber quem são, respeitar seus sentimentos, respeitar seus limites, saber o que faz bem e evitar o que faz mal.
Além disso, salientou que, se a rede social faz mal, um limite rígido deverá ser imposto pela pessoa, pois existe a comparação e é um gatilho inflado já que a vida perfeita da rede social massacra a realidade instável, deixando no chão o equilíbrio emocional. “Evite”
Já as pessoas com depressão ou sintomas de ansiedade, devem buscar ajuda, pois elas podem resultar no fim da jornada e que frases como: não é frescura, nem falta de Deus, não devem ser ouvidas e as pessoas devem buscar um profissional.
Os animais
Cachorro, gatos, coelhos, ou até outro animal de estimação, podem ajudar o paciente em sua saúde mental, visto que, a presença dos pets são reforços positivos no dia a dia.
Gabriel acredita que o amor e o carinho do bichinho de estimação ajudarão na felicidade dos pacientes.
Uma Paixão
O dia do psicólogo também é marcado pelo aniversário da graduação de Gabriela que durante entrevista revelou que sua motivação para exercer a profissão é saber que ajuda no processo de evolução das pessoas.
Para ela, quando um paciente chega e fala que pode agir, sentir, ser melhor em sua vida, devido a terapia serve combustível. “Estou no caminho certo.”
Além de tudo, declarou que sua profissão é uma paixão e que novos profissionais da área devem conhecer as teorias, dominar as técnicas, mas que ao tocar uma alma humana, devem ser outra alma humana.